domingo, 30 de novembro de 2008

InBRasCi e Embaixada da Paz homenageiam D.Ivanir Carvalho em Belo Horizonte.









Fotos (clicks de Angela Togeiro):

D.Ivanir e seu filho , o músico Fernando. que colocou a nosso pedido, a medalha de Prata de Mérito, do InBrasCi (e Clevane)


D.Ivanir e aluna, que leu para ela, um recado das alunas presentes.


Surpresa, D.Ivanir fica sabendo por nosso intermédio, que receberá o certificado de Amiga da Paz,das Artes, da Poesia e da Vida (*), e o Certificado de Mérito , a ser entregue por Angela Togeiro,membro Honorpáruio do inBrasci , poeta e acadêmica, entre outras , da da Academia Feminina de Letras (AFEMIL) e da Academia Municipalista de Letras em Belo Horizonte, uma Homenagem do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCi)-deixamos a medalha de Prata enviada pela Governadora em Minas da entidade,, Andreia Donadon,para surpresa final.

Alunas e professores, convidados do Curso de ataualização Mulher Hoje, de Ivanir carvalho, na expressiva festa de 20 anos do mesmo, no salão onde se reúnem todas as semanas, na Igreja do Carmo.

A festa das duas décadas do Curso de atualização Cultural Mulher de Hoje, dirigido por D.Ivanir carvalho, foi comovente.Em uma telão, foram mostrados depoimentos de alunas e professores do cito curso, fotos de festas, aulas e viagens do grupo.

Quando solicitamos autorização , à Goverandoria mineira do InBrasCi, para atribuir um Certificado de Mérito a D.Ivanir, por seu trabalho contínuo e incansável -segundo ela seu maior prazer é ir ao curso- depois de enviar currículo e depoimento pessoal,foi-nos revelado que a entidade lhe outorgaria uma medalha, que inauguraria a edição Mulher de Minas,portanto, hsitórica.

Por sedex dez, foram entregues as premiações em minha casa e na Terça, dirigi-me para o local das aulas, um salão que decorado,onde Vilma, Beth e muitos amigos , alunos e alguns professores, esperavam os convidados, aí, iria encontrar-me com Angela Togeiro,agora membro do inBrasCi, a quem foi dada a tarefa de ler e entregar o cito certificado de mérito.

D.Ivanir, que estava ainda fora do salão, não imaginava as emoções que viriam.

Quando entreguei , na qualidade de Embaixadora da Paz,o Diploma de Amiga da Paz,das Artes, da poesia e da Vida, solicitei a seu filho que lhe coolocasse a medalha de prata, personalizada,o que gerou uma salva de palmas das muitas que a simpática e dinâmica Professora recebeu.

Dentre os vários convidados, a chegada de Frei Claudio causou um frisson, pois é muito querido das senhoras e também leciona no curso.

Angela Togeiro distribuiu , entre outros, seu livro Pudim de claras Com Baba de Moça, onde a essência da alma feminina se derrama, muito próprio para um curso apenas de mulheres e , para homenagear D.Ivanir, leu um poema do belíssimo livro póstumo de Edelweiss Barcellos, que nos foi entregue por Ana Amélia, nas comemorações do centenário de nascimento dessa singular porta mineira, que residia no Rio de Janeiro.

Foi muito apludida:a escolha da página foi aleatória, mas o poema em questão, tinha tudo a ver com o contexto daquele momento.

Em minha fala, onde expliquei sobre o Círculo Universal da Paz e sobre o InBrasCi, o Aldravismo e os demais órgãos de apoio cultural (*) li as palavras de um dos cartões escritos por D.América Albernaz, que não podia estar presente -o primeiro dos tantos que dela recebi sempre que ministrava algum tema ali.Sua filha, a jornalista Glaucia Albernaz, foi uma das organizadoras do evento, com Vilma Baggio.

Distribuí ainda exemplares dos jornais "CLESI Lítero Cultural", de Ipatinga -edição especial de haikais em homenagem aos cem anos da Imigração japonesa para o Brasil-e o n o Aldravinha númeo 2, com poemas e desnhos de crianças, fruto do Aldrava Cultural de Mariana, a cidade primaz de Minas-e primeira capital do Estado.Ambos os periódicos, apresentados em luxuoso papel Couché.

Também entreguei pequenos marcadores cartonados com haikais de Andréia Leal, J.B.Donadon, Gabriel Bicalho e J.S.Ferreira:

Um louco agitado
longos cabelos no espaço...
Dança dos bambus.
(Andréia Donadon Leal)

>8<

Brejinho perene
entre bardos e taboas...
Um sapo em silêncio.
(J.B.Donadon-Leal)
>*<
Sutil movimento,
ali,veloz colibri
pousando no vento!
(Gabriel Bicalho)
>#<

Trajes coloridos
surrealismo total,
ciganos em bando.
(J.S.Ferreira)
>()<


A Governadora do InBrasCi teve de viajar a s.Paulo,para o lançamento de três antologias de Neli Novaes, de trovas("Espiral de Trovas"), haikais ,cujas capas são telas suas, mas foi representada por Angela e eu,que assim , a apresentamos aos presentes.


Depois do lauto lanche, D.Ivanir circulava, incapaz de segurar a emoção.Depois, ligou-me no dia seguinte para dizer que ainda estava em estado de graça.

Aguardo nonas fotos, inclusive dos jornalistas presentes que as prometeram , pois eu estava sem minha digital e Angela Togeiro, que fotografava, não aparece nessas mostras aqui.


Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Nenhum comentário: