sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Andreia Donadon e alfaiate Benjamin ALFAIATE BENJAMIN GOMES DE CARVALHO. , membro Honorário do inBrasCi



Fotos:Andréia Donadon , sorridente,ao lado de alfaiate Benjamin ALFAIATE BENJAMIN GOMES DE CARVALHO no aniversário dele . Primavera e inverno em perfeita comunhão..


Uma das características mais admiráveis de Andréia Donadon, Governadora em MG do InsBrasCI(Instito de Culturas Internacionais), é seu interesse por pessoas de mais diade.
nestes dias, contei-lhe do trbalho de D.Ivanir carvalho, mentora do Curso Mulher Hoje, aqui em Belo Horizonte, que completa vinte anos -e ela imediatamente criou a Medalha Mulheres de Minas, que entregaremos à agraciada provavelemnte dia 25:Angela Togeiro, eu e amigos, a representar a Governadora.D.Ivanir inaugurará assim , a série de homenagens à mulher Mineira.
Comentei com ela, por e-mail, que lembrei-me de quando outorgara medalha de Membro Honorário ao alfaiate Benjamin , o ALFAIATE BENJAMIN GOMES DE CARVALHO, de Mariana.Ela disse , numa sincronicidade, estivera em casa dele, pelo aniverário.
Agora, chegam as fotos e ela me envia nossos poemas feitos anteriormente para o doce e querido decano marianense.


vejam as fotos de seu aniversário, enviadas por Andréia e leiam o que nos envia .

Clevane Pessoa (veja abaixo o texto de Andreia, os nossos poemas):




MESTRE DA COSTURA & Membro Honorário do InBrasCI-Minas Gerais, COMEMORA 92 ANOS DE VIDA - 2008

ALFAIATE BENJAMIN GOMES DE CARVALHO



No dia 18 de Novembro de 2007, o alfaiate Benjamin Gomes de Carvalho, conhecido como “Vovô Beijinho”, completou 65 anos de profissão e 90 de vida. Este ano estivemos comemorando com ele e sua família seus 66 anos de profissão e 91 de vida. Brindamos a vida!
Nascido na cidade de Mariana em 1917, filho do sapateiro Hypólito Gomes de Carvalho e da florista Filomena da Silva Carvalho. Casado com a saudosa Maria Augusta da Silva Carvalho, “dona Pepita”. Pai do artista plástico e poeta Roberto Admar de Carvalho, Lêda Maria Carvalho Lopes, Maria da Consolação Carvalho Carneiro, Ângela Maria Gomes Carvalho e Marília Aparecida Gomes Carvalho.
Alfaiate desde 1937, despertou pela arte da costura como aprendiz do mestre Benedito Lima. A primeira alfaiataria foi na Casa de Vicente Dutra, depois montou seu ateliê na Casa dos Lorettos e Casa de Arinos Queiroz na Praça da Sé. Ficou mais de 20 anos com ateliê montado na casa da Rua Direita, hoje sede do IPHAN. Foi Vereador em uma legislatura (1973-1976).
Segundo o mestre da costura, a produção na época era muito grande. Confeccionava semanalmente mais de 20 ternos para autoridades da região e de fora.
Se a geração do presente aplaude a do passado, sem dúvidas a missão foi bem cumprida pelo Mestre da Arte, da Costura; tecer panos com agulhas e botões, tecer sua história nas páginas da vida.



FOTO DE 2007

Andréia Donadon Leal


Homenagem a Vovô Beijinho

V Vão-se os dias e passam anos
O ouvindo o tempo o ferro passar
V vincos que são sulcos nos panos
Ô os obedientes cortes a tesourar...

B Benjamin Gomes de Carvalho
E enfoco verso ao Alfaiate operário
I indumentando o que não é falho
J já vai muito compondo armários
I indo ilustrar um passado grisalho
N nos alinhavos do templo sacrário
H historiando o que se lê no baralho
O ontem é agulha do hoje missionário!

A Poeta dos Ventos
Deth Haak
Rio Grande do Norte


___________________________________________________
A Benjamin Gomes de Carvalho

PALAVRAS DO CHANCELER DO InBrasCI- REPRESENTAÇÃO INTERNACIONAL
ILHA DA MADEIRA - PORTUGAL

Singeleza é a maneira com que o corte se une, pelas mãos do Sr. Benjamim Gomes de Carvalho, quando confecciona ternos : Paletó, Colete e Calças, conjunto de indumentária que, sem dúvidas, passava e passa pela ENERGIA e pela atenção prestimosa que ele sempre dedicou ao que fazia e faz.

Elucidar e homenagear gente assim, que ao vestir o outro, entrega sua alma sem nem sequer imaginar se algum dia poderia ou não estar presente aos festejos, bailes, comemorações, nas quais, sem dúvidas, aquelas vestimentas, iriam desfrutar no corpo de seus então proprietários.

O tempo sempre passa, e haja lembrança de alegria e de satisfação que o Sr. Benjamin Gomes de Carvalho emprestou com linha, agulha, tesoura e giz aos que buscavam boa vestimenta em sua ALFAIATARIA da Praça da Sé; sem ter hora para dormir, sempre acordando muito cedo, ele se dedicava de corpo e alma ao que melhor sabia fazer.

Sabe-se lá quantas e quantas pessoas por ele passaram, e quantas ainda passarão, pois apesar dos seus 90 belíssimos anos de vida, muitos ainda o procuram para prosear, ouvir suas histórias e se deliciarem com o que MARIANA tanto com ele aprendeu, ponto a ponto, casa, a casa, botão a botão e tudo COMO MANDA O FIGURINO!

Ah!, que prazer eu teria em um dia abraçar gente assim, mas só me foi dado conhecer o Sr. Benjamim, graças ao Jornal Aldrava, através do qual envio meu grande e fraternal abraço a este ÍCONE da Cultura e da Vida de MARIANA, MINAS GERAIS e Brasil.

Sei bem o que representa para um povo o bem vestir e o quanto a ENERGIA deste senhor ajudou imensa gente a superar situações não apenas pela INDUMENTÁRIA, mas porque realmente o carinho e a maneira singela como ele é aqui apresentado demonstra quem em cada pedaço de tecido, ele também tecia e tece ainda a força e a dignidade que todos merecem ter perante a vida!

Sempre gostei de TERNOS e roupas sob medida e ainda gosto, por isto, quando me dizem para adquirir roupas de marca eu sorrio e sorrio com o coração cheio de alegria por ter sido uma das poucas pessoas deste século que pôde e pode se orgulhar de ter um dia mandado confeccionar um TERNO e até mesmo uma camisa, sob medida, afinal, eram e são tempos de que muito me orgulho pois representava o quanto a industrialização ainda não tinha destruído o que de mais belo o ser humano tem, qual seja, AMOR AO QUE FAZ para quem faz e como faz!

Charles Chaplin quando fez questão de mostrar ao mundo o filme TEMPOS MODERNOS, sabia bem o que queria dizer e até hoje eu creio que ninguém o conseguiu superar, é realmente o AMOR ao que se faz, que move o mundo.

Assim, deixo aqui minha singela homenagem ao ALFAIATE MOR de Mariana, Sr. Benjamin Gomes de Carvalho, agradecendo ao JORNAL ALDRAVA e a Andreia Leal, esta grande e jovem artista plástica, escritora e poetisa, que aos poucos vai demonstrando ao mundo como MARIANA e Minas Gerais tem segredos que são um grande espólio mundial em forma humana e cultural.

Respeitosa e reconhecidamente,
Édison Pereira de Almeida
Chanceler do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
Representação Internacional do InBrasCI
Ilha da Madeira - Portugal www.ermitaodapicinguaba.com

______________________________________________________________________
Ao alfaiate Benjamin Gomes de Carvalho,
com meu abraço de parabéns.
Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Jornalista, Psicóloga

LINHA,AGULHA,GIZ,TESOURA...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Costura, a ternura no ponto,
o ponto da linha,
a linha da agulha.
Aprende, ao longo dos tempos
que cousa alguma nasce pronta
que é preciso alinhavar a vida
com pontos firmes
...E mais:
que é necessário aprender a desmanchar
e recomeçar
toda vez que se erra,
a pretender acertar.
E que cada qual
tem uma medida
pessoal
E costuma fazer com capricho
o molde do corpo
no papel.
E entende ainda;
muitas vezes é preciso traçar a giz,
no papel, no tecido
o traço do corte futuro
e deixar a tesoura acompanhar a trilha
e treinar para não sair da linha.
Então, o tecido escolhido
é recortado,
é moldado.
Alinhavado.
Experimentado.
Costurado.
E um dia veste o corpo
que cobre e desveste
na hora exata.
O traço.A linha.A agulha.
O ponto.A ponta da linha.
O buraco na agulha.
A vista apurada.
Os anos que passam.
A vista cansada.
A vida des/cansada.
O corte do molde.
O molde do tempo.
o tecido recortado.
A peça. As peças..
Por exemplo, a camisa:
A cava,a manga,
o punho, as casas.
O decote.A gola,
algumas pregas
e a pala.Quando existem.
As casas.
Que são janelas de botões.
Os olhos do alfaiate,
os olhos são
janelas da alma,
diz o saber popular.
Os olhos podem ser portas,
quando cortas
e costuras.
Olhos de ternuras,
iluminuras registradas.
Belo Horizonte,MG,Brasil, 16 de novembro, 2007





_________________________
Andréia Donadon Leal - Déia Leal
Diretora do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do InBrasCI-MG
Membro da Academia de Letras Rio- CM e da AVSPE
Membro da Academia Cachoeirense de Letras
Membro da Academia Maceioense de Letras
(31) 8893-3779
(31) 8431-4648


http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm

___________________________________________________________________

E acabamosde receber, do Chanceler do InBRasCI, na Ilha da Madeira,em Portugal,o caro amigo Edison Pereira, um belo texto oferecido ao Zizi Sapateiro:

"Ponto a Ponto

Ponto a ponto, segue ele despontando no horizonte, vindo de mundos eternos, fazendo calças, casacos e ternos, onde o colete é a prova ,de tudo quanto é amor, e, se pontuando ele vive, também pontuando ele cresce, por mais que o tempo passe, mais ele está a crescer, CRÊ...SER...

Tal qual um Carvalho que raios da vida recebe, e em troca, energiza a Terra, seguindo sempre avante, com suas mãos de ARTISTA, transmutando a imagem do ser em imagem que claro, a sociedade exige também se ter, e olha que já lá vão anitos, e mais anitos, em que O MESTRE DA COSTURA BENJAMIM GOMES DE CARVALHO, faz juz ao seu nome e a tudo que se dedicou, sem perder a pose cavalheiresca que enobrece cada dia mais, a ele , a todos seus descendentes e ancestrais.

Ah, um dia! Um dia eu apanho um avião, atravesso este OCEANO imenso e vou lá em MARIANA, encomendar um TERNO, como sempre se fazia antigamente, numa prosa gostosa, com o Mestre e Artista da Costura, e assim, além de matar saudades da minha TERRA NATAL, desejarei a ele, BOAS FESTAS FELIZ NATAL, e também a Andreia Leal, que com carinho e afinco , eleva o nome de MARIANA, como o faz o ALFAIATE, juntando panos e linhas, casas e botões, em um seguimento que acarinha o coração de todos nós, e assim ao fim da linha, desta que vos envio, dou um nó, repleto de amor para não se soltar o alinhavo e saberem que por aqui, muitas saudades nos deixam em forma de AMOR E ALMA PURA.

PARABÉNS Sr. BENJAMIM GOMES DE CARVALHO, que a vida lhe seja sempre plena e saudável como V.Exa. o é para todos que lhe rodeiam e procuram.

Édison Pereira de Almeida - Escritor e Repentista
Chanceler do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
ILHA DA MADEIRA - EUROPA - PORTUGAL
www.ermitaodapicinguaba.com



Sent: Friday, November 21, 2008 2:04 AM

Subject: Ao Mestre da Costura com carinho

------------------------------------------------------------

Divulgação:
Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora regional do InBrasCi, em Belo Horizonte, MG

Embaixadora Universal da Paz, pelo Cercle de Amassadeurs univ.de La Paix , em genebra, Suiça.

Nenhum comentário: