quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ivanir Carvalho:vinte Anos do Mulher, Hoje-Curso de Atualização Cultural.







As fotos são do SENILO , dia 13/03/2005, na Semana da Mulher.


Imagens do Evento organizado por Allez Pessoa, a pedido da vereadora Elaine Matozinhos. Chamou-se Mulheres de Minas(*).Nele, Ivanir carvalho foi homenageada por seu trabalho Cultural.


O local foi o Matriz Bar, em Belo Horizonte, MG-Brasil.



Fotos, de baixo para cima:D.Ivani, na mesa, com Lilian Portugal e Neuza Ladeira.

Gonzaga Medeiros, que leu o poema Mulheres de Minas.

A Dra Elaine Matozinhos ouve atentamente as palavras da doce Ivanir Carvalho, durante a entrega das placas comemorativas.

Créditos:SENILO-"SuperJovem"

Ontem à noite, recebi um telefonema de Glaucia Albernaz, com o pedido de mandar um pequeno depoimento sobre essa figura ímpar de mulher, Ivanir carvalho.

Depois de ficar viúva, corajosamente, assumiu a liderança da própia vida e ao criar o Curso Mulher Hoje, ajudou a completar com Cultura e Saberes vários, a vida de muitas mulheres.

Quando sou chamada para ministrar lá alguma palestra, minha alma canta.
Lembro-me que a primeira foi tecida em torno do mote "Avanço para o inverno a poder de Primaveras' -e a psicóloga que sou, trabalhou muitos aspectos das senhoras de mais idade.Para minha surpresa, eram alegres e jovens, bem maquiadas e vestidas e a partir daí, somente mais uma vez, abordei a terceira idade, assim mesmo inserido o tema em outro contexto mais amplo.Também há muitas mulheres não idosas, apenas maduras, que frequentam esse curso aberto e diversificado.Nada melhor para manterem-se atenta às evoluções do tempo.

Já lhes falei da mItologia das Árvores.De Marta Suplicy e Eduardo Suplicy, quando o casamento acabou (palestra criada a aprtir do pedido de mulheres do grupo de D.Selma, que funcionava no PIC Cidade), de sexualidade , de Carlos Drummond de Andrade, de Resiliência, das muitas formas de amar e amor incondicional, de nutrição-farmácia verde e flores em saladas,sempre entremeando poemas, física quântica, id, ego, super-ego,além das palestras, faço brincadeiras e sorteio livros, doando impressos...No intervalo, há um lanche , onde confraternizamos.

Lembrei à Jornalista Glaucia Albernaz ,os cartões de folhas e pétalas desidratadas,que ali recebia de sua mãe, D.América, também sempre a brindar os palestristas com poemas declamados, a memória retrógrada impecável, conforme costuma ser .

Disse-lhe que concederei um certificado especial a D.Ivanir, pelos 20 (vinte) anos de curso.E escrevi, minimizadamente, sobre essa mulher , de quem beijo as mãos.Mas não pude resistir a escrever um poema, que lerei na ocasiçao.Ela merece.

A festa será dia 25.Um amigo está fazendo um DVD e o filho de D.Ivanir compôs música para a genitora.Penso que será inesquecível.

Cópia do meu depoimento para o vídeo, que contará, entre outros, com o depoimento de Frei Claudio :o curso acontece na rua Grão Mongol, na parte social da Igreja do Carmo e o próprio frei já fez ali várias palestras, uma vez viajou e eu o substituí, a pedido de Ivanir.

Em março de 2005, na Semana da Mulher, Allez Pessoa produziu uma festa chamada Mulheres de Minas, encomendada pela vereadora Elaine Matozinhos.

À época, indiquei alguns nomes e um deles foi o De D.Ivanir.
Lembro que a poeta e artista plástica Neuza Ladeira, homenageada, homenageou às mulheres com uma exposição de suas aquarelas e aguadas, a partir de 13/03/05, que permaneceu semanas no Matriz Bar, encantando a todos.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora regional do inBrasCi e

Embaixadora Universal da Paz (Cercle de Les Ambassadeurs Univ.de La paix de Genebra, Suiça)

Para relembrar, eis o release da bela festa:

I MULHERES DE MINAS


"HOMENAGEM ÀS MULHERES MINEIRAS DE DESTAQUE
13 DE MARÇO DE 2005 - 20:00H
MATRIZ BAR -- > Rua Guajajaras - 1353 – Centro


Acontecerá no dia 13 de março de 2005 às 20:00h, no Matriz Bar (Rua Guajajaras, 1353 –Centro) no último dia semana comemorativa posterior ao dia oficial 8 de março, mundialmente conhecido como O Dia Internacional da Mulher com o propósito de enfatizar a Semana Internacional da Mulher o I Mulheres de Minas- Homenagens Às Mulheres Mineiras De Destaque. Será uma festa fechada apenas para convidados.
Além de uma programação artística variada e eclética, uma placa de honra ao mérito será entregue a onze mulheres notáveis que estarão representando os mais variados segmentos de nossa sociedade.
Essa é uma ação social sem vínculos partidários. Uma iniciativa da Drª Elaine Matozinhos, Vereadora, 2ª Secretária da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Pioneira nas Delegacias Especiais de Crimes contra a Mulher, das quais é reconhecidamente defensora.
Com isso, pretendemos chamar a atenção para os papéis de gênero, a dignidade, levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, contestar e rever preconceitos,limitações que vêm sendo impostas, lembrar as conquistas e principalmente, demonstrar o grande empoderamento feminino na sociedade brasileira e aqui, em especial, no âmbito de Minas Gerais.
Serão homenageadas:
01-Fernanda Takai – Musicista - Pela reconhecida projeção nacional e internacional da música mineira, como cantora do grupo Pato Fu.

02-Lílian Portugal – Off Roader – Pelo pioneirismo em um esporte antes dominado apenas por homens. Premiada pela garra e pela determinação, destaca-se em várias competições. Além de seus méritos como empresária e leiloeira.

03-Ana Carolina Mota Magalhães – Bailarina, aluna de Vanda Bambirra, um exemplo da alegria de viver somada à superação de dificuldades pelo talento e apoio familiar. Aqui, homenageamos, por extensão, in memoriam, sua mãe, Dona Lucila.

04-Ieda Prates Bernes – Escritora, belorizontina, diplomada em Letras neo-latinas e com formação em Canto e Piano,pelo Conservatório Mineiro de Música. Muitos de seus poemas foram musicados por Camargo Guarnieri e traduzidos para várias Línguas. Possui muitos prêmios na área de Cultura, uns nesta capital, como o “Prêmio Cidade de” Belo Horizonte”e até o Prêmio Olavo Bilac,da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS” .Foi também condecorada com a Ordem do Cedro, pelo Governo do Líbano, pelas suas poesias sobre o País, sobejamente divulgados no mundo árabe.

05-Maria Ribeiro dos Reis (Dona Mariquinha) – Pela trajetória de vida, tendo chegado à capital,com seis filhos para criar, sem recursos financeiros suficientes,mas sem desanimar jamais. Fez uma bela trajetória de luta hoje culminada por seu trabalho ímpar na Rádio Favela, onde possui, em seu programa, um número enorme de ouvintes.


06- Ivanir Carvalho – Pelo notável trabalho em função de mulheres na melhor Idade, no Curso Mulher de Hoje, que desenvolve nos amplos salões das Obras Sociais da Igreja do Carmo, disseminando cultura, arte e literatura. Esposa e mãe dedicada, ao ficar viúva, desenvolveu, nesse trabalho, a canalização da perda de seu companheiro, para alegrar tantas pessoas. Sempre sorridente e delicada, é um exemplo de superação da dor.


07-Eleonora Santa Rosa – Jornalista, formada em Comunicação Social pela UFMG, especialista em sua área, já coordenou muitos projetos, bem foi diretora do Centro de Estudos Históricos e Culturais da Fundação João Pinheiro, integrou a direção da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, consultora da FIEMG, responsável pelo acervo da Música Brasileira no Museu da Música de Mariana, produtora cultural sempre respeitada por artistas e empresários, acaba de ser empossada no cargo de Secretária Estadual de Cultura. Autora de mais de cinqüenta livros em várias áreas,

08-Angela Fürst – Pediatra: Formada em 1982 pela UFMG; já mãe de 2 filhos,se dedicou à Pediatria fazendo Residência na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Trabalhou por quatro anos em Hospital no Norte de Minas, quando voltou para se especializar em Cardiologia Pediátrica, sempre atuando em creches com trabalho voluntário. Professora da Faculdade de Ciências Médicas, também por 4 anos. Divorciada há 11 anos, criou seus filhos praticamente sozinha, os quais são hoje um reflexo de seu exemplo, a veterinária Daniele e o músico Rafael ambos ótimos profissionais. No momento se dedica em horário integral ao consultório, procurando sempre um bom e humanizado atendimento, integrando o SAS, onde os serviços de saúde têm atendimento a baixo custo, sendo altamente simplificados, com a maior qualidade possível.

09-Virgilene Araújo: Atriz, nascida em Januária e radicada em Minas, professora de teatro, faz parte do NEPPCOM (Núcleo de Estudos e Pesquisa do Pensamento Complexo) da FAE-UFMG, pesquisadora e escritora, faz parte do grupo AMICULT (Associação dos Amigos do Centro de Cultura Belo Horizonte), sem nenhum apoio financeiro, a ÁPODE, cujos melhores objetivos são aumentar a auto-estima e descobrir talentos de pessoas com deficiências e necessidades especiais, para quem ministra sua arte cênica. Com o marido, o poeta Rogério Salgado, forma um exemplo de dignidade. O último livro do casal, escrito em parceria, foi lançado recentemente e chama-se “Tipo Exportação”.


10-Neuza Ladeira: Pintora sensível e marcante, tem estilo bastante reconhecido. Mesclando a palavra poética ao conteúdo das formas e das cores. Ilustra vários livros, principalmente para a ANOMELIVROS do poeta Wilmar Silva. Quando jovem militante, foi torturada na Ditadura militar e transcende, para a delicadeza de suas telas, as questões de gênero feminino e os horrores sofridos. Um belo exemplo de vida.


11-Lucinha Bessa: Assessora de Januário Carneiro até seu falecimento e depois de seu irmão Emanuel,trabalha na presidência da Rádio Itatiaia há mais de trinta anos. Os trâmites com o Ministério das Comunicações são de sua responsabilidade,entre várias outras importantes, mas a tarefa da qual a dinâmica assessora não abre mão,é a de coordenar o projeto da Copa Itatiaia,o maior torneio de futebol amador do Brasil.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
A festa contará ainda com as apresentações dos grupos musicais Anjo Negro (reaggae), NaMoral (pop rock), a irreverência do Trio Los Flatos com seu Brega bem Humorado. Intervenções do poeta Gonzaga Medeiros autor do poema “Mulheres de Minas”. A artista plástica Neuza Ladeira fará uma mostra de suas telas na galeria de arte do MATRIZ BAR. A discotecagem ficará por conta do DJ Binho (Enjoy). "

Maiores informações:
alessandro pessoa 34711646/ 88491817

>>**<<

Saúde, vida londa e muita alegria a D.Ivanir.
Que seu curso Mulher de Hoje, tenha sempre muito sucesso.
Parabéns pela data.


>>**<<

Colocada a par da acontecência, a Gocernadora do inBRasCi em MG, Andréia Donadon, outorgará uma Medalha á difusora da Cultura, pelos vinte anos de existir desse curso aberto e múltiplo.

Clevane Pessoa de a.Lopes
Dirt.Reg.do InBRasCi, Belo Horioznte, MG.

Nenhum comentário: