quinta-feira, 31 de julho de 2008

Hebe Voa Viagem , parteiras , minha mãe -e o blog novo, da escritora




Imagem:cartão antigo.

Hebe Boa Viagem é uma pesquisadora conscienciosa, uma contadora de histórias muito interessante.

Li dela "Elas, as Pioneiras",exemplar de livro enviado por ela pelo Correio, o que muito alegrou-me, onde apresenta o perfil de mulheres que abriram caminho às demais, em suas conquistas de gênero, mas também de espaço pessoal.

No momento, Hebe está com um novo espaço, o blog http://contosempilulas.blogspot.com/

Veja uma de suas pequenas histórias,onde o senso de humor da autora é notório:

"OSSOS DO OFÍCIO

Mesmo nas grandes instituições acontecem coisas inusitadas. Pouco antes das empresas se informatizarem a chegada de um chefe de seção provocou a maior confusão no setor de cadastramento.
Querendo mostrar serviço e inovar o recém-chegado, de plano, implicou com a irregularidade do tamanho das fichas do arquivo. Para deixar tudo com bom aspecto determinou que todas as fichas, dai por diante, deveriam ter o mesmo tamanho. Quanto as antigas, não teve dúvidas, mandou que o contínuo cortasse as partes que excedessem ao modelo padrão.
A ordem foi executada cabalmente, sem nenhum critério.
Nasceu assim o arquivo intitulado “MULA SEM CABEÇA”. As fichas tinham todos os dados, menos o nome do cliente. "

A série "Memórias de Uma parteira" é deliciosa.Eu, filha de parteira, adorei, reevivi as que minha mãe contava, muito semelhantes-o que prova porque todas as parteiras são especialíssimas.

Quando eu ia nascer, meu pai levara a esposinha menina de dezeseis anos, para dar á luz perto dos pais, Luiz Máximo de Araújo e Trófila Theonila Câmara de Araújo,que, à época,moravam em São José de Mipibu, no Rio Grande de Norte.

A parteira , contratada em Natal, D.Donzinha, estava em um cinema.Foi chamada por microfone.Meu tio, Jandy Solimões de Araújo, estava no mesmo local e saíram os dois correndo,para viajar.

Ao chegar e ver a irmã caçula com as dores do parto, meu tio ajudou-me a nascer, ao lado da parteira.

Mamãe ,que cobrira o rosto com um lençol, pensava ser um médico.Conta que ficou muito acanhada quando descobriu que o mano a vira naquela situação delicada.
Dizem que sofreu muito, que as beatas foram rezar na igreja, então se dizia que nasci entre luzes e orações.

E adoro cinema...

Na gravidez de minha mana Cleone, já em Natal, mamãe resolveu entender o processo do parto, pois do meu, nada haviam lhe contado(era a caçula de dezenove filhos, tratada qual uma criancinha-tanto que adorou eu ser uma garota e poder então, brincar comigo de bonecas e casinha)...

Procurou então seu padrinho de batismo, um médico e praticou com ele a enfermagem/obstetrícia necessária.Achou aquilo tudo maravilhosi.Minha mana então, nasceu em clima bem mais calmo.
Mamãe fazia muitos partos e ajudou muitos médicos.No Sul de minas, por exemplo, quando mora´vamos em Bicas do meio-atual wencslau Brás-chegou o médico do exército, na verdade um cardiologista, Dr.Uchoa.Mas ali, tinha de fazer de tudo.Então,mamãe foi sua assitente e uma vez , atendi um dos telefinemas dele:"Diga à sua mãe, para correr, porque omninê está dando "tchau" para mim:a criança apresentara-se de face, com um bracinho já à frente do corpo.Ela ia lá e com as mãos pequeninas e massagens, acomodava os bebês em manobras cuidadosas, nascessem de bumbum ou normalmente, em apresentação cefálica.

Quando eu já era mãe de Alessandro, meu pimogênito, mora em Minas Gerais 9desde a infância), e fui a Natal com ele, que completara tr~es aninhos.

Mamãe levou-me para conhecer a casa onde fui concebida (Rua cabugi, 63) e depois, paraconhecer D.Donzinha, a parteira, ,agora dona de uma loja, forte e simpática macróbia.Logo contou-me , sorridente, a história de meu nascimento, disse que papai jurava que mamãe não teria mais filhos-teve seis, cinco mais- e encantou-se com meu filho, de grandes olhos e cachinhos de S.Jpão batista.Deu-lhe de presente uma chupeta de prata.Foi ela quem disse eu ter nascido "Entre luzes e rações, coim a idade tida acesa e muita gente rezando para eu conseguir vir a mundo-penso que os gritos de mamãe acordaram todo mundo....

Ler o blog de Hebe Boa Viagem pessoa de um incrível dinamismo e força criativa, foi rememorar minha doce e alegre mãe.

Voltarei mais vezes.

A autora escreve bem , de forma clara e concisa.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Visitem, para conhecer outras histórias e assuntos:

http://contosempilulas.blogspot.com/

"A biografia dela:
Hebe Boa-Viagem A. Costa
São Paulo, SP, Brazil

Paulista de Macatuba, graduada em Biblioteconomia (PUC de Campinas), Pedagogia e Ciências Sociais (USP), Direito (Faculdade de Direito de Guarulhos), Advogada e Professora de educação aposentada. Pintora premiada, participou de diversas exposições de pintura com premiações nacionais e internacionais. Suas primeiras experiências como escritora aconteceram em Botucatu quando passou a escrever biografias de mulheres célebres para um jornal da cidade. Participou de 16 Antologias e colaborou na Revista Jurídica “Coisas e Causas”, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de S. Paulo e em Boletins da Academia Paulista de Psicologia. Escreveu e publicou os livros “Pois é ... Cada um na sua!!!”- Editora Ridell ( livro infantil); “Elas, as pioneiras do Brasil”- Editora Scortecci e “Enfermeiras do Brasil – Historia das pioneiras”, em parceria com Victoria Secaf, Editora Martinari."


Fonte:seu blog http://contosempilulas.blogspot.com/

Nenhum comentário: