sábado, 20 de outubro de 2007

EIRE


Minhas Trovas Sobre a Alegria dos Encontros entre Amigos



Rosa Magaly Guimarães Lucas , que também assina seus poemas e trovas,sonetos e tudo mais com o pseudônimo de Eire,quando a Escola tropo, de Trovadores, estava a todo vapor, era uma grande companheira para os "desafios":Pingue-Pongue,de sábado e domingo.

Hoje recebi um dueto dela com a Guida Linhares e lembrei que registrei a visita desta à velha-nova dama, ou à nova-dama-idosa?Sei lá, pois Eire´tem alma tão jovem que escreve de forma espetacular, versos eróticos,fiolosóficos, galhofeiros,líricos.Pessoazinha linda, culta e cheia de energia...
Quando resolveu fazer o primeiro e-booki, pediu-me que o prefaciasse, depois eram tantos , que os filhos revolveram fazer três e elas os chamava, na alegria de parir , seus trigêmios...

Qaundo ela recebeu a visita de Guida Linhares , mandou a foto e adorei ver a alegria nos seus rostos.Então, fiz duas trovas:


A primavera nos rostos,
os olhos, a florescer:
e nos corações ,os mostos
do vinho que vai nascer...

Clevane Pessoa

Nos encontros dos amigos,
mil borboletas nas almas,
beijam lírios,beijam trigos,
com as asas batem palmas...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Belo Horizonte,21/11/2006

Para a trovadora Eire(Rosa Magali Guimarães, na foto, ente Lenildo e Guida)



clevane pessoa de araújo lopes
Publicado no Recanto das Letras em 21/11/2006
Código do texto: T297197



"Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autor e o link para o site "www.sitedoautor.net(Clevane pessoa de araújo lopes;(www.clevanepessoa.net/blog.php)).
Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas."

O que recebo hoje:

EL JARDÍN

Rosa Magaly Guimarães Lucas
- Eire

Versión Betty



Mi pequeño jardín! Cuanta ternura
Yo siento, cuando al contemplarte estoy!
Veo de vuelta el tiempo que pasó,
Toda una vida plena, linda, pura...


Recuerdo del barro marrón que restó
Después de la casa lista... Y el gusto
De plantarse... Germinar...Y que figura,
quedamos nosotros después que se acabó...


Fue cuando entonces mi Bien dictó la regla:
A la ladera ahora! Al calzamiento...
Será como los de otrora, todo en piedra...


Quedará linda con ese acabamiento
En cuanto la grama por entre ellas medra!
Todo me regresa ahora al pensamiento!


Jacaraípe, Serra, Espírito Santo. Brasil, 11/10/2007




O JARDIM


Rosa Magaly Guimarães Lucas

- Eire







Meu pequeno jardim! Quanta ternura

Eu sinto, quando a contemplar-te estou!

Vejo de volta o tempo que passou,

Toda uma vida plena, linda, pura...





Lembro do barro marrom que restou

Depois da casa pronta... E a gostosura

De se plantar... Gramar... E que figura,

Ficamos nós depois que se acabou...





Foi quando então meu Bem ditou a regra:

À ladeirinha agora! Ao calçamento...

Será como os de outrora, todo em pedra...





Ficará linda co' esse acabamento

Enquanto a grama por entre elas medra!

Tudo me volta agora ao pensamento!





Jacaraípe, Serra, Espírito Santo. Brasil, 11/10/2007

Seus e-books mencionados e sua mini-bio, na peimeira pessoa:


SOBRE A AUTORA



Meu nome é Rosa Magaly Guimarães Lucas, nick: Eire, nome em gaélico da Irlanda, país com o qual tenho enorme afinidade, devido a meu amor pela tradição, inclusive familiar; pelas coisas místicas; mitologia, a arte:música, -qualquer uma, desde que boa, embora minha preferência seja pela música de câmera; pintura, escultura, e mais que tudo, a poesia, a alegria, e ao mar.
Gosto de ler, viajar, conversar, fazer e manter amigos - aqui na Internet tenho alguns já há dez anos. Amo História, Geografia, e as ciências que chamo da alma, psicologia, filosofia e sociologia, falando fluentemente inglês e francês, e razoavelmente espanhol e alemão que voltarei a estudar em Janeiro. Gosto de escrever desde muito jovem, tenho poesias, prosas, e uma música cuja letra é minha também. Estou chegando ao final de um livro sobre a família de meu marido imigrantes oriundos da Alemanha, Portugal, suas ilhas, e Suiça-Alemã, pretendendo acabá-lo antes que eu acabe.Atualmente pertenço à Escola de Trovadores e Poetas e aos Trovadores Cibernautas, onde convivo com excelentes amigos e aprendo mais um pouco sobre Trovas e Poesias.

Sou casada - se Deus o permitir, completaremos a 02/07/05 Bodas de Ouro - meu marido é Engenheiro Civil, aposentado, tive 5 filhos,agora 4, pois o do meio se foi a 02/02/02, aos 45 anos deixando uma jovem que faria 21 em princípios de março. Formei-me em Tenho 11 netos ótimos e lindos, (7 mulheres e 4 homens) a mais velha casada há dois anos com um jovem alemão, agora residindo conosco, e a mais nova com 4 anos. Temos duas netas gêmeas que fazem Faculdade no Rio de Janeiro e jogam basquete pelo Tijuca Tênis Clube, parece-me que em breve irão para os Estados Unidos estudar e praticar o esporte que amam. Fiz o Curso Normal, o Técnico de Secretariado , e cursei até o final do 2º ano o Curso de Anglo-Germânica na Faculdade de Filosofia aqui em Vitória mesmo, na Universidade que hoje é a UFES.Estudei piano até o 5º ano, tendo um teclado que toco de vez em quando. Tenho excelente memória visual, e dizem que sou extrovertida e simpática... rs, tendo amigos em todas as faixas etárias. Em compensação, sou deficiente auditiva parcial, visual (não tenho mais visão panorâmica, mas graças a Deus ainda a tenho tubular, e em conseqüência das incontáveis quedas decorrentes do problema visual, ando mal e como a falecida Rainha Mary da Inglaterra, de bengala.Terminado, apesar dos trancos e barrancos que a vida me impôs, eu sou feliz!











Título: Cantos de Amor - Volume I - Volume II - Volume III
Autora: Rosa Magaly Guimarães Lucas - Eire

"(...) Confesso que ao ler os versos incendiários, plenos de uma sensualidade sutil, os românticos, os bem-humorados e os filosóficos de uma certa EIRE, imaginava-a uma jovem fogosa, com o fogo/fulgor das irlandesas, já que o nick é o nome tradicional da Irlanda.. (...) Escreve versos brancos, metrificados e rimados. Em português, em inglês, em francês, espanhol. De vez em quando nos desafia: pede poesias em respostas às suas, mas que tenham palavras inusitadas. E nos manda umas bem desconhecidas, mesmo para quem conhece muitas, como eu... E lá vêm sonetos, rondéis, trovas, prosa...(...) (Clevane Pessoa de Araújo Lopes)

"Jamais nos vimos, a Eire, autora desta obra, e eu. Seu nome completo é Rosa Magaly Guimarães Lucas. Conheço-a via Internet. Participamos de alguns grupos que trocam poemas e de um, especial, mais dedicado às trovas. É uma Escola de Trovadores e Poetas. (...) Considera-se feliz e demonstra esse estado de espírito em seus diálogos e composições. Em cada obra deste buquê de flores, está uma mensagem que tocará os leitores e leitoras, tão grande é a sua sensibilidade e seu romantismo.(...)" (Nilson Matos Pereira)

Volume I



Download: contosdeamor1.exe - E-book: formato .html



Volume II



Download: contosdeamor2.exe - E-book: formato .html



Volume III



Download: contosdeamor3.exe - E-book: formato .html


Fonte: http://www.ebooks.avbl.com.br/biblioteca1/eire.htm

E-mail de Guida Linhares:

guidalinhares@gmail.com

Nenhum comentário: